SAINT PATRICK’S DAY

Inúmeras pessoas saem de casa e se reúnem com os amigos nos pubs locais. Todas elas vestem roupas verdes e, logo após tomar uma cerveja e comer alguns pratos típicos, se unem a desfiles pelas cidades ao som da música típica do país. É dia 17 de março, hoje, na Irlanda, o famoso Saint Patrick’s Day, o Dia de São Patrício.

Acredita-se que ele tenha morrido no dia 17 de março do ano 493. Embora tenha sido criado na Grã-Bretanha, St. Patrick foi bem jovem enviado a Irlanda como missionário. Segundo alguns historiadores, o jovem Patrício foi sequestrado aos 16 anos por piratas irlandeses e vendido como escravo. Mas conseguiu fugir e foi parar em um monastério católico. Após seus estudos, voltou para a Irlanda para evangelizar a população local e lá ficou até sua morte. Tempos depois, São Patrício virou o santo padroeiro da Igreja Católica da Irlanda.

Na Inglaterra, os imigrantes irlandeses comemoram o St Patrick’s Day desde o século XIX e as paradas começaram a ser organizadas em diversas cidades inglesas logo após a II Guerra Mundial. Com o conflito com a Irlanda do Norte nas décadas de 1970 e 1980, no entanto, as celebrações voltaram a ser restritas à comunidade irlandesa e aconteciam em espaços mais privados, como igrejas, bares e salões.

Foi somente no final dos anos 1990 que o dia de São Patrício voltou a ser comemorado pelos ingleses em geral e hoje o santo padroeiro da Irlanda chega a ser mais celebrado que o santo da casa, São George, cuja data é 23 de abril.

Em Londres, anualmente acontece a parada de St. Patrick no domingo anterior ao dia 17 e a Trafalgar Square recebe um festival da cultura irlandesa, com música, dança, comidas típicas e atividades para toda a família. E os bares, principalmente os irlandeses, ficam cheios de “devotos” celebrando a data.

Um dos símbolos mais importantes do Saint Patrick’s Day é o trevo. A planta, que possui três folhas, foi usada por São Patrício para explicar aos irlandeses do século V o que representava a Santíssima Trindade. Por isso, muitas pessoas desenham trevos nos rostos durante as paradas que acontecem na Irlanda e em outros locais do mundo.

A cerveja (muitas vezes esverdeada através de pigmentos especiais) está sempre presente nas celebrações. No passado, 17 de março também era um dia de comemoração à cerveja, e os irlandeses resolveram juntar as duas festas em uma só. Isso explica o fato de que, por ser feriado, todos os estabelecimentos da Irlanda fecham nos dias 17 de março, menos alguns pubs.

Fontes: Cultura Inglesa / Londres para Principiantes

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: