REINO UNIDO – DICAS ÚTEIS

Vai ao Reino Unido pela primeira vez?
Aqui vão algumas informações básicas que o blog Viagem Reino Unido recomenda para todos os visitantes:

Reino Unido: 4 países em 1 só

https://viagemreinounido.files.wordpress.com/2011/10/mapa-pais-de-gales.gif

Países que formam o Reino Unido (laranja) e suas capitais (vermelho)

O Reino Unido é uma nação regida pela coroa britânica, que engloba 4 países diferentes: a Inglaterra, a Escócia, o País de Gales e a Irlanda do Norte. O termo Grã-Bretanha é usado para dar nome à ilha, onde ficam os 3 maiores países – Inglaterra, Escócia e País de Gales (exclui Irlanda do Norte). Juntos, os 4 países do Reino Unido possuem um território de 243 mil km² (o estado de São Paulo é maior, tem 248 mil km²).

Idioma
O inglês é o idioma oficial do Reino Unido. Apesar de ser a língua mais falada em todos os países, fora da Inglaterra você encontrará lugares que usam idioma e dialeto locais – caso do galês, no País de Gales, e do gaélico, no norte da Escócia e Irlanda do Norte. Mas isso não será problema: mesmo nos locais mais remotos, também se fala inglês.

Moeda
A moeda oficial do Reino Unido é a libra esterlina (£), em inglês, pounds (Great Britain Pounds – GBP). Apesar de fazer parte da União Europeia, o Reino Unido não tem o Euro como moeda.

Fuso horário
O Reino Unido está 3 horas à frente do Brasil. Quando estamos em horário de verão, a diferença cai para +2h apenas (inverno britânico). Por outro lado, eles também possuem horário de verão (BST), por isso, no meio do ano a diferença sobe para +4h.
Curiosidade: No distrito de Greenwich, em Londres, fica o ‘marco zero’ da Terra, o famoso meridiano de Greenwich. É uma linha imaginária que divide o mundo em ocidente e oriente, calculando distâncias e fusos.

Quando visitar
O clima britânico é temperado oceânico, ou seja, moderado, sem grandes extremos. Acima de tudo, ele é imprevisível, portanto, leve na mala roupas para todas as estações. Em Londres geralmente faz menos frio do que no norte da Escócia, por exemplo. Mas a diferença é pequena, coisa de 1-3 graus.
Verão: alta temporada, de julho a setembro. Em Londres, os termômetros variam entre 16°C e 26°C, com máximas de 32° e mínimas de 12°C. O clima fica bem agradável, mas as atrações ficam cheias. Os preços também sobem.
Inverno: apesar de considerada baixa temporada, as maiores cidades britânicas ficam cheias entre o Natal e o Ano Novo. Ainda assim, tudo é mais barato entre novembro e fevereiro. A temperatura varia entre 0°C e 8°C (média), mas há coisas que só se vê no inverno. Cuidado com feriados e horários reduzidos nas atrações, algumas fecham completamente. Pesquise os horários de funcionamento e evite surpresas.
Primavera/Outono: a meia estação é uma ótima alternativa para quem quer fugir dos preços e lotação da alta temporada, e teme o frio do inverno. Nos meses que vão de abril a junho, e de outubro a novembro, não dá para prever muito o clima. Na média, os termômetros ficam entre 2°C e 14°C, tanto com dias típicos de verão como com dias típicos de inverno. Ainda assim, vale a pena tentar.

Vistos
Os brasileiros não precisam de visto para visitar o Reino Unido a turismo. Sua permissão de entrada é dada na hora, pelo oficial da imigração, após desembarcar no aeroporto ou na estação do Eurostar (trem que liga o Reino Unido ao continente europeu). Para passar com tranquilidade pela imigração, esteja preparado para responder a perguntas como: quanto tempo vai ficar no UK, em que hotel ficará hospedado, com quem você está, ou quem vai encontrar lá, o que você faz no Brasil, etc. Além do passaporte, tenha em mãos todos os seus comprovantes – passagem de volta, reserva do hotel, atrações.

Se você vai ficar mais de 6 meses no país, aí sim, precisará de um visto. Se vai estudar, cursos de até 6 meses de duração também não exigem visto – desde que você não trabalhe no país. Na dúvida, consulte as instruções da imigração britânica, UKBA.

Tax Refund (reembolso do imposto VAT)
No Reino Unido, qualquer visitante pode reembolsar parte do imposto que pagou pelos produtos comprados no país. Roupas, aparelhos eletrônicos, calçados, acessórios, entre outros bens de consumo, estão dentro do esquema de tax refund, que devolve em média 10% do valor do produto ao turista. Veja como solicitar o tax refund no momento da compra e o passo-a-passo para receber o reembolso no aeroporto.

Anúncios
Deixe um comentário

7 Comentários

  1. Muito bom! Mas, um adendo rs aqui faz uns 3 dias com temperaturas acima dd 25°C e uns 2 acima de 30°C hahahaha casaco sempre, até no verão é uma ótima dica!

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  2. Abril foi maravilhoso e maio chuvoso. Nada nesta ilha é certeza absoluta. Que você pegue bons dias para aproveitar tudo que o país tem para oferecer 🙂

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  3. E como funciona com quem tem visto europeu? Qual é o tempo de visto mínimo para poder entrar?

    Curtir

    Responder
    • Hummm…não tenho certeza, mas acho que funciona da mesma forma de quem não tem visto..entra tranquilamente SEM TRABALHAR podendo ficar até 6 meses..mas brasileiro por exemplo precisa de alguns documentos pra evitar stress na hora de entrar..acho que com visto Europeu não tem esse problema..mas vou confirmar =)

      Curtir

      Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: