40 COISAS PARA FAZER DE GRAÇA EM LONDRES #1

Procurando o que fazer em Londres? O Thiago Khoury do site Rodei listou 40 programas incríveis e gratuitos. Vou dividir o post em dois e hoje conferimos a primeira parte:

“Programas musicais gratuitos em Londres

40. Se tem uma coisa que gosto, e olha que não sou fã de música clássica, são lunchtime free recitals, sendo que o mais famoso deles é patrocinado pela Mastercard no Royal Festival Hall. Também é gratuito para entrar, passear e fotografar as dependências dos prédios, por isso não deixe de pegar o elevador de vidro em direção a varanda do quinto andar.

39. Não perca também as apresentações gratuitas do Royal Opera House, mas lembre-se que as reservas começam, pela internet, nove dias antes.

Opera-House

Performances gratuitas em Londres

38. Bem ao lado da prefeitura está The Scoop, com uma das arquiteturas mais interessantes da cidade. No verão centenas de pessoas lotam o pátio principal para acompanhar exibições gratuitas de peças, filmes, danças e aulas aeróbicas.

37. Há 700 anos um grupo de pessoas fardadas fazem a cerimônia de encerramento da Tower of London, o que ficou conhecido como a cerimônia das chaves, uma experiência única e gratuita, mas é bem burocrática.

36. Uma cerimônia bem popular, que eu particularmente acho insuportável, é a cerimônia da troca da guarda, ou Changing the guard at Buckingham Palace.

Museus e galerias gratuitas em Londres

35. Quem escolhe um único museu para conhecer geralmente fecha com o British Museum. O saguão principal já é uma viagem por si só com aquela arquitetura incrível e o teto de vidro, mas não deixe de procurar no mapa as salas que parecem mais interessantes.

34. O Museum of London é um passeio incrível para apaixonados pela cidade, sendo que as galerias permanentes começam antes da Londres romana, passam pela Londres medieval, pelos períodos de guerra e terminam na parte que mais gosto, os dias de hoje.

33. Basta entrar no Tate Modern que ao sair você já se torna alguém mais interessante: a cada seis meses um artista preenche o Turbine Hall com uma escultura gigante que vira referência mundial. O Tate é um dos meus lugares preferidos na Europa e é sempre uma novidade.

32. Outra paixão que tenho é a National Gallery, um lugar que mesmo sem prestar muita atenção a gente acaba cruzando com alguma pintura que já conhece. Existem trilhas temáticas e audio-tours disponíveis, e depois de passar um tempinho ali nada te impede de dar um pulinho na prima pobre, logo em frente, National Portrait Gallery.

31. Passeando pela Oxford Street, bem pertinho da Bond Station, procure pela linda Hertford House, e os mais interessados podem entrar para conhecer as obras de arte da Wallace Collection, coisa que nunca fiz, mas já tirei foto na entrada.

http://i2.wp.com/www.rodei.com.br/wp-content/uploads/2014/11/British-Museum-Great-Court.jpg

Igrejas com entrada gratuita em Londres

30. Sim, as igrejas cobram pela entrada de turistas, mas não cobram de fiéis em oração: para conhecer a abadia de Westminster basta entrar, sem a sua câmera no braço, durante o horário de missa – claro que as mais legais são as com presença do coral que acontecem todas segundas, terças, quintas e sextas às 17 horas.

29. Conheci um templo cristão que prega a inclusão e a tolerância religiosa. Juro! St Martin in the Fields é uma igreja moderninha em Trafalgar Square que convida músicos clássicos em início de carreira para tocar em seus lunchtime recitals.

Parques e jardins gratuitos em Londres

28. Onde antes Henrique VII caçava se tornou a segunda maior área verde da cidade: o parque Regent’s é enorme, tem espaços muitos diferentes e relativamente próximos, além de jardins muito bonitos que deixam o zoológico, pago, em segundo plano. Fique de olho na agenda de verão, são dezenas de coisas interessantes que pipocam por lá.

27. Dentro dele, o parque Queen Mary’s tem um dos roseirais mais famosos do país, um lugar que rende fotos incríveis.

26. Depois de conhecer o meu preferido, conheça também o mais famoso: o parque Hyde. Não vejo muita graça, nem muita beleza, mas gosto especialmente da minha dica 29.

25. Também não é dos mais bonitos, mas quando William III mudou para o palácio de Kensington todo esse lado do Hyde passou a se chamar Kensington Gardens. Foi nele que assisti a uma montagem incrível de Peter Pan, porém paga, é claro.

24. Conheça um parque diferente: Holland House é uma enorme mansão reconstruída depois da segunda guerra, mas antes disso, no século 19, era o espaço das artes nobres, onde Lorde Byron escreveu os seus primeiros rascunhos. O gramado da casa passou a se chamar parque Holland, que tempos depois inaugurou um lindo jardim japonês conhecido como Kyoto Gardens.

Lugares com arquitetura linda e entrada gratuita em Londres

23. Saindo do Royal Festival Hall atravesse a ponte é chegue em Somerset House, o lugar que recebe a semana de moda londrina. Uma boa é pegar o guided tour gratuito.

22. Com sua arquitetura peculiar o Barbican se tornou o centro de entretenimento mais visitado da cidade. Pegue o guided tour e conheça a cobertura. Não deixe de passar pela galeria Curve com instalações muito loucas, como o quarto que faz chover.

21. Seja curioso no Building Centre, onde você pode ver e acompanhar o projeto de melhorias urbanas e revitalização conhecido como New London Architecture. Procure pela enorme maquete da cidade e descubra o que vem pela frente em termos de engenharia e arquitetura.

20. Tire uma foto em frente a British Library. Claro que você pode entrar, se embasbacar com a profundidade dos corredores ou até mesmo ler um bom livro, mas não deixe de tirar uma foto no pátio de entrada, em frente ao prédio principal.”

Anúncios
Deixe um comentário

2 Comentários

  1. Maria francisca

     /  7 de dezembro de 2015

    Excelentes dicas!

    Curtido por 1 pessoa

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: