PREÇO DOS TRANSPORTES PARA 2016

Preços dos transportes para 2016 - ônibus

Passam a vigorar a partir de 02/01/2016 as novas tarifas para metrô, ônibus, DLR, overground, e outras formas de transporte em Londres. O aumento, anunciado, é de cerca de 1% em relação aos preços vigentes, sendo que alguns valores foram congelados.

Entenda a seguir como funciona o pagamento dos transportes em Londres.

Já há muitos anos, o sistema de transporte tem sistema de pagamento inteligente, usando um cartão magnético chamado Oyster Card. Este cartão custa £5 (reembolsáveis mediante devolução do cartão) pode ser comprado em qualquer estação de metrô, além de centros de informações turísticas, minimercados, etc. É muito fácil de achar, inclusive no aeroporto de Heathrow.

O cartão Oyster  pode ser usado de 3 formas:

– “pay-as-you-go” (pré-pago)–  você “carrega” o cartão eletronicamente com uma certa quantidade de libras (até £90,00) e à medida que usa o transporte, o valor da passagem é descontado deste valor pré-pago. Há um teto diário (“daily cap”) para cada zona de transporte, acima do qual nada mais é descontado. Isso significa que você pode usar o metrô, ônibus, overground, tram, DLR 30 vezes (por exemplo) em um dia, que não será descontado mais do que o teto diário das zonas em que você circulou.

com passes – você também pode carregar este mesmo oyster eletronicamente com um passe semanal, mensal ou anual, chamado Travelcard. Neste caso você paga o valor do Travelcard (por exemplo £32,40 para um travelcard de 7 dias dentro das áreas 1 e 2 de transporte) e pode usar o transporte ilimitadamente durante 7 dias corridos, quantas vezes quiser, desde que dentro destas zonas.

misturando os dois sistemas acima – como o cartão é inteligente, você pode carregá-lo eletronicamente com um passe para determinado período e determinadas zonas de transporte, e também com libras que serão debitadas à medida que você sai destas zonas, ou se usa o sistema além do prazo do travelcard. Assim, se tem um 7-day travelcard para as zonas 1 e 2 e quer ir para o aeroporto de Heathrow, que fica na zona 6, você precisará de libras extras para cobrir o trecho entre a zona 2 e a 6. O sistema debitará automaticamente o valor extra devido do saldo de libras do seu cartão Oyster.

Preços dos transportes para 2016 - metrô

Há também uma outra forma de pagamento dos transportes que é independente do oyster card. Se você for permanecer na cidade muito pouco tempo, poderá adquirir nas próprias estações de metrô um daytravelcard que é emitido em papelão e é descartado quando termina sua validade. Este travelcard vale para a data que está impressa nele até às 4h30 da madrugada seguinte. Ele é mais caro que o teto diário do Oyster, especialmente para quem vai circular somente nas zonas 1-3.

Veja abaixo a tabela de preços:

transporte2015

Day Travelcard “off peak” é válido para viagens a partir de 9h30 da manhã

Quantas libras devo carregar no Oyster?

Vou ficar 2 dias em Londres, somente na zona central (zonas 1 e 2) – 2 x  £6,50 =  £13

Vou ficar 3 dias em Londres, somente na zona central (zonas 1 e 2) – 3 x  £6,50 =  £19,50

Vou ficar 4 dias em Londres, somente na zona central (zonas 1 e 2) – 4 x  £6,50 =  £26

Vou ficar 5, 6 ou 7 dias em Londres, somente na zona central (zonas 1 e 2)= carregue o oyster com um travelcard (passe) de 7 dias para as zonas 1-2 = £32,40

Vou ficar 4 dias em Londres, meu hotel é na zona 4 e quero ir ao centro todos os dias – 4 x £9,30 = £37,20

Vou ficar 5, 6 ou 7 dias em Londres, meu hotel é na zona 4 e quero ir ao centro todos os dias  = carregue com um travelcard de 7 dias para as zonas 1-4 = £46,50

Observação: o Oyster é um cartão individual, cada um tem que ter o seu.

Qual é a forma mais barata de usar o transporte?

O ônibus continua sendo a forma mais barata, já que a passagem vale para todas as zonas de transporte. O teto diário é de £4,50 debitado no oyster. Por este valor, você  poderá usar os ônibus em qualquer zona de transporte quantas vezes quiser durante um dia. A viagem única custa £1,50, debitados no oyster. O passe para 7 dias de viagens ilimitadas custa £21,20 e o para um dia £5,00.

É bom lembrar que não são vendidas passagens dentro do ônibus. Você tem de ter um oyster com crédito ou passe de ônibus válido antes de entrar.

E as crianças?

Crianças com até 11 anos não pagam para usar o transporte em Londres. Elas simplesmente passam junto com um adulto sem ter de apresentar nenhum documento.

Crianças entre 11 e 15 anos em turismo na cidade por até 14 dias têm descontos, desde que acompanhadas de um adulto com oyster card válido. Veja aqui como obter o desconto.

Fonte: Eneida – Londres para Principiantes

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: