FOGOS NA NOITE DE GUY FAWKES

A rima que todo aluno aprende na escola diz: “Remember, remember, the fifth of November” (“Lembre-se, lembre-se do 5 de novembro”). Já os livros de história nos contam que nesta data comemora-se o fracasso do chamado Gunpowder Plot, um golpe para matar o Rei James I em 1605, orquestrado por um grupo de ativistas católicos.

Remember, remember, the fifth of November
Gunpowder treason and plot
We see no reason
Why Gunpowder treason
Should ever be forgot ….

Quando o rei protestante James I subiu ao trono, os católicos ingleses tinham esperança de que a perseguição sofrida durante mais de 45 anos do reinado da rainha Elizabeth I teria chegado ao fim, mas isso não aconteceu. Assim, conspiradores resolveram assassinar o Rei e seus ministros, explodindo o Palácio de Westminster durante a abertura oficial do Parlamento.

Um homem chamado Guy Fawkes, juntamente com 12 companheiros, alugou uma casa próxima ao prédio do Parlamento e conseguiu esconder 36 barris de pólvora em um porão da Câmera dos Lordes, suficiente para destruir completamente o prédio.

Fogos na noite de Guy Fawkes - Palácio de Westminster

O plano, no entanto, começou a ruir quando um Lorde recebeu uma carta anônima advertindo-o do perigo iminente. Para garantir a segurança de todos, foi ordenada uma busca no Palácio de Westminster na manhã do dia 5 de novembro, antes da cerimônia de abertura do Parlamento.

Guy Fawkes, que era especialista em explosivos, havia permanecido no porão para iniciar a explosão e foi assim capturado por um grupo de guardas. Fawkes foi preso, enviado para a Torre de Londres (que na época funcionava como prisão) e torturado até que entregasse todos os companheiros. Os conspiradores foram julgados e mortos e o corpo de Fawkes foi esquartejado e enviado a todos os cantos do Reino.

Após o golpe, o Parlamento declarou que o dia 5 de novembro fosse considerado um dia nacional de Ação de Graças.

Atualmente, o porão onde Fawkes foi encontrado não mais existe, pois foi destruído em um incêndio que destruiu grande parte do Palácio de Westminster em 1834. Mas, para evitar um novo golpe, na data da abertura do Parlamento Britânico (normalmente em novembro), os guardas Yeomen fazem uma busca cerimonial no prédio.

Fogos na noite de Guy Fawkes - fogos

Onde celebrar a Bonfire Night

O dia de Guy Fawkes é celebrado no Reino Unido com espetáculos de fogos de artifício e fogueiras. Bonecos de palha representando Fawkes são queimados em fogueiras, como se faz com Judas na semana santa em diversas partes do Brasil. Já os fogos representam os explosivos que não chegaram a ser usados.

Em Londres há dezenas de queimas de fogos programadas para os dias 5, 6 e 7 de novembro. Abaixo selecionamos algumas mais centrais. Normalmente, há barraquinhas vendendo comida, bebidas e outras atrações.

Victoria Park Fireworks

Sábado, 7 de novembro

Ingressos: gratuito

Horário: entre 19h00 e 22h30

Endereço: Victoria Park, E9 5DU

Battersea Park 

Sábado, 7 de novembro

Ingressos: £8 (£10 no dia), crianças não pagam

Horário: entrada a partir de 18h00, fogos às 20h00

Informações: wandsworth.gov.uk

Endereço: Battersea Park, Albert Bridge Road, SW11 4PX

Arcelor Mittal Orbit

A torre do Parque Olímpico estará aberta até as 21h00 no dia 7 de novembro e, como você tem uma vista panorâmica de Londres, poderá ver os fogos de 3 parques no leste da cidade.

Sábado, 7 de novembro

Ingressos: £10 (crianças £5)

Horário: das 17h00 às 21h00

Informações: arcelormittalorbit.com

Endereço: Olympic Park, Stratford, E20 2ST

Veja outras opções aqui.

Fonte: Londres para Principiantes

Como me atrasei um pouco, só postei as datas de hoje!

Anúncios
Post anterior
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: