RESTAURANTES ESCONDIDOS FAZEM SUCESSO EM LONDRES

Mayor of Scaredycat, restaurante em Londres onde os clientes saem e entram pela porta da geladeira – Divulgação

Vem de Londres, terra do mais famoso agente secreto do mundo, a onda é preservar os lugares mais descolados da temporada. Nestes tempos de superexposição, demonstrações de prazeres explícitos e exacerbação de selfies nas redes sociais, luxo mesmo é ser reservado. De preferência, camuflado. A moda no cenário gastronômico em Londres hoje é o speakeasy (nome que remete às casas clandestinas da época da Lei Seca americana) — os bares e restaurantes escondidinhos. Os acessos totalmente fora do comum, vão de uma portinhola descascada e sem letreiro, por um brechó, uma sex shop e por dentro de uma geladeira estilo retrô.

O Experimental Cocktail Club (chinatownecc.com) fica espremido entre restaurantes chineses, atrás de uma portinhola velha, guardado por um segurança marrento. Com inspiração parisiense e poltronas confortáveis, tem uma lista invejável de drinques, como o Síndrome de Estocolmo (vodca, cominho e endro).

A entrada do restaurante mexicano La Bodega Negra (labodeganegra.com) é camuflada por um sex shop, daqueles bem escandalosas, com luz neon brilhante e piscante. Ultrapassando um balcão ao fundo, você encontra ótima trilha sonora, drinques interessantes, comida saborosa e atmosfera envolvente. Comece tomando uma Marguerite da casa acompanhada por quesadillas, siga devagar com a salada de abacate e ceviche, continue com tacos de cogumelos e cordeiro e complete com pork belly e o chili poblano. Detalhe: não adianta querer fazer compras no sex shop, ele é só um disfarce.

No famoso e simpático The Breakfast Club – SpitalfIelds, os ovos benedicts, as deliciosas panquecas de berries e os hambúrgueres já valeriam a visita, mas não é só. A geladeira no meio do salão, que poderia ser apenas um objeto de decoração, reserva uma surpresa: é a porta de acesso para o The Mayor of Scaredy Cat Town (themayorofscaredycattown.com), lembrando a entrada para o escritório do trapalhão agente 86 Maxwell Smart, sucesso na TV nos anos 1970 que ganhou filme em 2008 com Steve Carrell. Atravessando a geladeira, desça para o subsolo e vai encontrar um ambiente com iluminação âmbar, banquinhos altos, barmen competentes e petiscos como a bela tábua com queijos stilton, cheddar e de cabra, suculentas azeitonas italianas e lulas sequinhas e crocantes que podem ser acompanhadas do drinque Kumquat Smash (laranjinhas, folhas de manjericão, vodca e açúcar) ou do Honey I Shrunk The Drink (rum, cointreau, licor de especiarias, limão e mel). Beba com cuidado: os drinques parecem inocentes, mas dois são suficientes para tornar difícil subir as escadas na saída.

O Back in 5 Minutes é do grupo Disappearing Dining Club (disappearingdiningclub.co.uk), que encampou a ideia de reunir pessoas para comer e beber bem em lugares incomuns. Fica no subsolo de uma loja de roupas vintage e acessórios ótimos. No comando estão Stuart Langleys e o chef Fredrik Bolin. Eles servem menu degustação sazonal com opções de dois, três ou seis pratos, em ambiente com três mesas coletivas que somam 28 lugares. O ânimo, que começou com as comprinhas e aumenta com a comida, leva a bate-papo com os vizinhos de mesa (os celulares geralmente não funcionam nos speakeasy) e a quem sabe conseguir dica para o próximo restaurante clandestino.

A espécie humana sempre gostou de clãs e sociedades secretas e também de fazer coisas diferentes, fora do comum e reservadas para poucos. Os jovens de hoje não conhecem uma vida sem a exposição nas redes e sem conexão, para eles é uma experiência exótica — diz a educadora Patricia Lins e Silva.

Fonte: OGlobo

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: