6 HÁBITOS BRASILEIROS QUE CAUSAM CHOQUE CULTURAL QUANDO SE MORA EM LONDRES

metro

1 – Falar palavrões em voz alta no trabalho

No Brasil, é super comum falar palavrões. No trabalho é comum ouvir um “caralho” pra lá, “puta merda” para cá e assim vai..

Na Inglaterra isso é difícil de ouvir. Quando todo mundo fica bêbado no pub, o chefe pode até apertar a bunda dos outros (o que é de péssimo gosto). Mas no ambiente de trabalho, todo mundo é bem polido na maioria das vezes.

2 – Taxistas sem noção

No Brasil, alguns taxistas passam cantadas nos passageiros. Outros escutam uma música alta. Táxis com cheiro de cigarro. Taxista querendo saber da tua vida. Ou falando com a amante pelo telefone enquanto dirige. Enfim, aquele serviço que a gente está acostumado no nosso país.

No serviço oficial de táxi de Londres, as relações são muito profissionais. Você só fala o caminho pro motorista e não tem música nenhuma no carro. Não vai ter táxi fedendo e nem caindo aos pedaços. Muito menos taxista xingando os outros motoristas (eles dão uma resmungadinha).

No Uber em Londres sim, existem uns taxistas mais abusados. Enfim, gente equivocada existe em tudo o quanto é lugar. Mas no geral (e também no Uber), pegar um táxi em Londres é um prazer. Tirando o preço, claro.

3 – Dar beijinho em todo mundo

Na Inglaterra, o aperto de mão é como as pessoas se apresentam, inclusive em festas na casa de amigos em comum. O beijinho só rola com os amigos de trabalho depois de um tempo e beijar alguém ao chegar em uma reunião seria um pouco bizarro.

4 – O comportamento das pessoas no transporte público

O silêncio impera no ônibus em Londres. De manhã indo para o trabalho, cada um está lendo jornal ou ouvindo música (de fone, claro) e um espirro reverbera dentro do recinto. O metrô é um pouco mais barulhento, pois é mais lotado e diverso, com mais turistas. Mas mesmo assim, é bem comum estar em um vagão cheio e ouvir somente os ruídos do trem.

Essa é uma diferença mais latina do que brasileira em si. Em Barcelona, as pessoas conversam bastante no metrô, falam no celular, dá para sentir aquele burburinho. Em Londres, se não for sexta ou sábado à noite, quando todo mundo solta a franga e bebe até cair, o transporte público é um lugar nada festivo.

Claro que o fato de não existir nenhum sem noção ouvindo música alta é muito, mas muito positivo. Em Londres, quem entra no vagão sem esperar os outros sair é olhado feio. Quem fica do lado esquerdo na escada rolante, com certeza vai levar um empurrão.

5 – O horário da vida

Algo que com certeza no Brasil é muito melhor do que na Inglaterra é o horário dos restaurantes e bares. Em Londres, tudo fecha cedo.

Jantar entre 19h30 e 20h na Inglaterra é o que é considerado saudável. Como os restaurantes fecham entre 22h-23h, não é tão fácil sair do trabalho, ir ao cinema e depois jantar. A comida tem que vir antes, senão você corre o risco de ficar faminto.

6 – Andar noiado na rua e no coletivo

No Brasil é comum colocar dinheiro na calcinha, celular mais bacaninha também. Sair do banco olhando para os dois lados. Computador na mochila, nunca.

Andar noiado é um saco. Sempre alerta, não dá pra viver de uma maneira relaxada. Claro que em Londres isso também acontece, se você der mole na beira da calçada. Malandro existe em todos os lugares. Mas a probabilidade que você rode com um é muito, mas muuuuito menor.

Fonte: Almost Locals

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: