SPEAKERS’ CORNER, NO HYDE PARK

Muito antes do Twitter e do Facebook, quem quisesse expressar uma opinião, criticar uma instituição ou simplesmente lançar uma polêmica em Londres já contava com uma plataforma bem prática ao seu dispor: simplesmente subia num banquinho na esquina do Hyde Park conhecida como Speakers’ Corner e soltava o verbo. O local, inaugurado em 1872 e que funciona até hoje, é um espaço super democrático. Por lá passam pessoas de todas as fés e ideologias: nacionalistas, vegetarianos, comunistas, feministas, religiosos, pacifistas. Cada um defendendo o seu ponto de vista ; é o direito ao free speech.

Mas por que eles têm que subir num banquinho? Bem, segundo a tradição britânica, o orador pode fazer discursos criticando qualquer um, com exceção da Família Real e do governo inglês, contanto que não esteja pisando em solo inglês. O banquinho pode ser substituído por um caixote ou uma escadinha – o que importa é o orador estar acima do solo.

Que tradição mais peculiar né? Bem ao estilo do país. Claro que muita gente que passa pelo parque resolve parar para ouvir quem está pregando. E é claro que, eventualmente, alguns doidinhos aparecem por lá…

O espírito todo peculiar do Speakers’ Corner é capturado no delicioso livro do fotojornalista Philip Wolmuth, que mostra fotos e fragmentos de muitos dos discursos proferidos ao longo de 35 anos. O livro, que se chama simplesmente Speakers’ Corner, foi lançado em maio no Reino Unido

Fonte: Por ai na Inglaterra

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: