SAPATOS: PRAZER E DOR

O site Londres para Principiantes postou sobre uma exposição de sapatos bem diferente que está acontecendo no Museu Victoria & Albert, Shoes: Pleasure and Pain. Assim como o pessoal do site, eu também não sou louca por sapatos, mas achei super interessante! Vamos conferir:

Sapatos: Prazer e Dor - Museu Victoria & Albert

O catálogo da exposição nos informa: “A mostra exibe o que há de extremo em termos de calçados de todo o mundo, apresentando 200 pares de sapatos, de uma sandália decorada em folha de ouro originária do Egito antigo aos designs mais elaborados de fabricantes contemporâneos”. É assim mesmo, você verá sapatos assinados por grandes designers, juntamente com os usados por artistas, celebridades, princesas e rainhas, ao lado dos fabricados em série, usados pelos simples mortais.

A mostra é pequena, e você não gasta mais de uma hora para ver com atenção os tais 200 pares de sapatos, além de vídeos e outros displays que complementam a exibição.

Logo na entrada, há uma vitrine dedicada ao poder de transformação dos sapatos, como nos contos de fadas e mitos da humanidade.  Como não adorar ver em uma vitrine o sapatinho de Cinderela, ao lado do de Dorothy do Mágico de Oz?

Ainda no primeiro andar da mostra, outros dois temas explorados são o status e a sedução. Em Status, vemos sapatos que são do tipo impraticável de se usar, pelo design, tamanho do salto, entre outros, mas que representam o estilo de vida dos que usam.

Nesta seção, também é mostrado como a realeza europeia ditava a moda de sapatos, o que hoje é feito pelos grandes designers. Aprendi, por exemplo, que o salto alto surgiu para facilitar a montaria e os reis europeus foram os primeiros a usá-los. Um dos destaques desta seção é o par de sapatos usados pela Rainha Victoria, mostrado na foto abaixo.

Sapatos: Prazer e Dor - Rainha Victoria

Na área da Sedução, os sapatos são vistos como objetos de fetiche e de expressão da sexualidade. Sapatos usados pelas gueixas japonesas, botas de amarrar com saltos altíssimos e outros exemplos de sapatos como objetos eróticos são exibidos nesta seção.

O papel de destaque do sapato também é mostrado em trechos de filmes e seriados de TV exibidos em um telão. Entre eles, a cena da proposta de casamento do seriado Sex and the City, em que em lugar de colocar um anel de brilhante no dedo de Carrie, o noivo sela o pedido colocando um sapato maravilhoso nos pés dela.

No andar superior da mostra, o clima é completamente diferente. Não há mais o ambiente de “bourdoir” com as vitrines forradas de veludo em tons de vermelho, roxo e vinho, mas o clima é mais clean e neutro. Ali, buscou-se dissecar o processo do design e manufatura de calçados, do conceito inicial ao produto acabado.

Nesta seção, o sapato também é tomado como commodity e item de coleção. Ali são mostradas seis coleções particulares de calçados, incluindo uma de tênis e uma de sapatos de designers famosos. Imelda Marques, a famosa primeira-dama filipina que colecionava sapatos, também está presente na mostra, com um dos sapatos de sua coleção em lugar de destaque.

Sapatos: Prazer e Dor - Vitrine

© Victoria and Albert Museum

Para completar a experiência, é exibido um filme com entrevistas com cinco sapateiros famosos: Manolo Blahnik, Sandra Choi, Caroline Groves, Marc Hare e Christian Louboutin.

A exposição é interessante e informativa. Então, se você se interessa pelo tema e está disposta a gastar £12, não deixe de visitar!

É proibido fotografar a exposição.

Shoes: Pleasure and Pain

Até 31 de janeiro de 2016.

Victoria & Albert Museum

Cromwell Rd, London SW7 2RL, London

Estação de metrô mais próxima: South Kensington
Horário de funcionamento: diariamente de 10h00 às 17h45, sextas-feiras até as 22h00
Fechado nos dias 24, 25 e 26 de dezembro.
Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: