BLETCHLEY PARK ALÉM DO JOGO DA IMITAÇÃO

Bletchley Park além do Jogo da Imitação - área externa

Bletchley Park, local escolhido pelo serviço de inteligência britânico para abrigar, durante a II Guerra Mundial, um contingente de matemáticos, analistas, estatísticos, criptógrafos, tradutores, linguistas que, sob a liderança de Alan Turing, vieram a criar um sistema para decifrar mensagens altamente criptografadas enviadas pelos alemães.

Bletchley Park é o nome de uma mansão da chamada era vitoriana (boa parte do século XIX) circundada por um belo terreno de cerca de 23 hectares, adquirida pelo Serviço Secreto em 1938. Na área da propriedade, foi construída a infraestrutura necessária para os esforços que ali seriam empreendidos durante a guerra.

Bletchley Park além do Jogo da Imitação - Mansão

Embora o local seja aberto para visitação pública desde meados da década de 1990, somente em maio de 2014 foi concluída a obra de restauração dos galpões que transformou Bletchley Park em um museu espetacular. A reconstituição da máquina de Turing, a recriação de diversos ambientes de trabalho, as explicações sobre a dificuldade da tarefa empreendida e diversas outras mostras nos permitem aprender sobre Turing e seus inventos e sobre o trabalho árduo desenvolvido de forma ultrasecreta durante os anos de 1939 a 1945.

No bloco B, logo na saída do centro de visitantes, você encontra a exposição sobre a vida e o trabalho de Alan Turing e a demonstração do funcionamento da Bombe, máquina criada por ele para possibilitar o trabalho de decifração.

Bletchley Park além do Jogo da Imitação - parte traseira da Bombe

Saindo deste bloco, existe a Mansão, onde funcionava o escritório do Comandante Denniston, chefão do GC&CS (Government Code and Cypher School) na época da II Guerra. Além da reconstituição desta sala e da biblioteca, está em exibição até 01/11/15 uma mostra especial sobre o filme The Imitation Game. Estão sendo mostrados figurinos, cenários e outros objetos usados no filme especialmente durante o tempo em que Bletchley Park foi usado como locação.

As salas foram reconstituídas com mobiliário da época, de acordo com fotos e depoimentos de quem trabalhou no local. Nas paredes, vemos projeções de atores vestidos a caráter, encenando alguns destes depoimentos.

Bletchley Park além do Jogo da Imitação - cabana 3

Museu Nacional da Computação funciona no local, embora de forma independente,  é onde se encontra o primeiro computador eletrônico do mundo, o Colossus.

Se você se interessa por matemática, lógica, computação, ou por uma boa história da II Guerra Mundial não deixe de conhecer Bletchley Park! A visita surpreende e agradará mesmo os que não assistiram O Jogo da Imitação.

Bletchley Park

Endereço: The Mansion, Bletchley Park, Sherwood Drive, Bletchley, Milton Keynes, MK3 6EB

Horário de funcionamento:

Entre 1 de novembro e 28 de fevereiro: diariamente das 9h30 às 16h00 (último ingresso às 15h00)

Entre 1 de março e 31 de outubro: diariamente das 9h30 às 17h00 (último ingresso às 16h00)

Fechado nos dias 24, 25 e 26 de dezembro e 01 de janeiro.

Ingressos:

Adultos: £16,75

Estudantes e acima de 60 anos: £14,75

Crianças de 12 a 16 anos: £10

Gratuito para menores de 12 anos

O ingresso inclui um guia multimídia fantástico, com uma gama riquíssima de explicações (em inglês).

Este museu participa da promoção 2for1. Baixe seu voucher aqui.

Fonte: Londres para Principiantes

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: