DICAS DE PRONÚNCIA

A forma com que os nomes de algumas atrações, ruas e estações de metrô são pronunciadas pelos londrinos confunde muita gente, especialmente os turistas que estão mais acostumados à pronúncia americana, caso de grande parte dos brasileiros.

Para ajudar você a se sentir um local, fizemos uma listinha com as 10 top pronúncias inesperadas e que fogem à toda lógica das regras de pronunciação!

1 – Leicester Square – você certamente passará pela famosa praça, onde ocorrem os pré-lançamentos de filmes e/ou pela estação de metrô, que é bem central.  O nome Leicester tem o sufixo –cester, que é muito comum em nomes de cidades britânicas (Gloucester, Worcester, Bicester, etc.) e que tem a pronuncia quase sempre reduzida para –ster. A primeira sílaba da palavra Leicester também não é pronunciada como se esperaria (lai), mas como . Assim, os londrinos pronunciam o nome da praça como LÉS-STER, com duas sílabas, e não como seria o óbvio (lai-ces-ter).

2 – Marylebone – nome de um simpático bairro, onde se encontra a Baker Street e o museu de cera Madame Tussauds, bem como a estação ferroviária de mesmo nome. Por isso, é bem útil aprender a pronúncia local do nome! Dizem que a origem do nome é Mary-le-bone, mas a pronúncia não tem Mary, que vira simplesmente MAR (com “r caipira”). Assim, a palavra é pronunciada como MAR-LE-BÔN.

3 – Madame Tussauds – Estando em Marlebon, você pode querer ir ao museu de cera Madame Tussauds. Vem da França, certo? Mais ou menos, se você caprichar no sotaque francês, provavelmente não será entendido. Madame vira Médam e o Tussauds também ganha um toque inglês e é pronunciado como TWO-SÔUS.

4 – Greenwich – aqui também temos dois “problemas”: o primeiro refere-se à primeira parte da palavra – Green – que não é pronunciada como a cor “verde”, mas como grén-. A segunda parte contém um sufixo –wich – que, como o sufixo -cester acima, é muito comum em nomes de cidades e distritos britânicos (Droitwich, Norwich, Woolwich) e também tem sua pronúncia reduzida para – itch. Dessa forma, a palavra é pronunciada como GRÉN-ITCH.

5 – Holborn – próximo ao British Museum, Holborn é uma área no centro de Londres que tem uma estação de metrô. A pronúncia também foge à lógica, não tem RÓL nem BORN, mas você ouvirá HOU-BUN.

6 – Thames – sabe quando a gente aprende que o TH é pronunciado com a língua entre os dentes, como em thank-you? Pois é, esquece! O rio que cruza Londres é chamado simplesmente de TÉMZ. Pelo menos facilita para os turistas, não é?

7 – Southwark – na margem sul do Témz, Southwark é uma região interessante, entre Waterloo e London Bridge. Você poderá descer nesta estação para ir à galeria Tate Modern e ao Shakespeare Globe.  Na hora de pronunciar a palavra, esqueça novamente as regras da pronunciação e nem pense em dizer south-wark. Para sua surpresa, você não será entendido, já que os locais chamam a região de SÃ-DÃRK (o “d” na verdade é aquele “th” com a língua entre os dentes, como em “that”).

8 – Tottenham Court Road – mesmo que você não vá a esta rua para comprar eletrônicos, você certamente passará pela estação de metrô, que fica na linha Northern. Tottenham é também o nome de um time de futebol de Londres, Tottenham Hotspur. Você não ouvirá o HAM do final da palavra (que neste caso não significa PRESUNTO, mas é outro sufixo saxão para vila ou cidade), que é pronunciado quase como uma vogal neutra. A pronúncia é algo como TÓT-NÃM.

9 – Buckingham Palace – assim como Tottenham acima, o palácio também não está relacionado a presunto (ham). Os britânicos pronunciam o nome da residência da rainha como BAKINHÃM.

10 – Islington – você tem várias razões para ir a Islington, bairro descolado do norte de Londres com uma excelente vida noturna. No entanto, se usar a lógica e associar o nome à palavra island (“ilha” em inglês que é pronunciado como ai-land) não vai acertar. Esqueça a ilha, a pronúncia local é mesmo ÍZ-LIN-TON.

Fonte: Londres para Principiantes

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: