BRIGHTON: UMA PRAIA BEM INGLESA

Brighton é uma cidade localizada no litoral sul da Inglaterra, a pouco menos de 100 km de Londres. Desde a chegada da ferrovia em 1841, atrai um grande número de turistas, que vêm passar o dia ou uma temporada próximo ao mar. Nos anos recentes, têm sido considerada um dos destinos de praia mais queridos do Reino Unido, e não é raro vermos os adjetivos “trendy”, “cool” e “hip” associados ao nome da cidade. Então, se na sua estadia nas terras da rainha você quiser dar um pulinho ao litoral, vá a Brighton!

Por que é uma praia bem inglesa? Em primeiro lugar, para ser bem inglesa, a praia não pode ser de areia fina e branca como as nossas, mas de pedregulhos – a pebble beach! A praia de Brighton é assim:

Como o clima não é lá essas coisas e não se pode contar com o sol nem mesmo no auge do verão inglês, é preciso ter diversão. No caso das cidades litorâneas inglesas, a diversão normalmente vem em forma de um píer, onde estão instalados bares, restaurantes, e um parque de diversão para as crianças. O Brighton Pier, uma linda estrutura construída na era vitoriana, reúne tudo isso.

Outro ponto importante é a promenade, um calçadão a beira-mar. O de Brighton não decepciona, e você pode ir caminhando até a Brighton Marina, um local muito agradável com diversos bares, restaurantes e lojas.

E, ainda, é imprescindível que o local ofereça um ótimo “fish and chips“, já que peixe fresco é o que não pode faltar. Ainda não experimentou? Então aproveite que você está a beira-mar e se delicie com este prato típico da culinária britânica. Há diversas boas opções, entre elas o Bankers e o Bardsleys, este último eleito por um jornal inglês como um dos 10 melhores lugares para comer um fish and chips no Reino Unido.

Além de ser uma cidade praiana típica, Brighton é também famosa por ser uma das cidades mais gay-friendly do país. Com uma comunidade gay grande e bem organizada, a cidade tem até uma badalada parada de orgulho gay que ocorre anualmente em agosto.

Outros locais interessantes de Brighton:

Royal Pavilion – palácio de veraneio construído para o príncipe regente (que veio a ser o rei George IV), transformado pelo arquiteto John Nash no início do século XIX em um dos edifícios mais exóticos da Grã-Bretanha.

The Lanes – nas cercanias do Royal Pavilion, uma série de ruas estreitas e becos charmosos que eram o centro da pequena vila de pescadores, onde hoje há lojas independentes, boutiques e antiquários.

Sea Life Brighton – bem próximo ao píer, é impossível não ver este aquário que abriga mais de 1500 espécies e que é, segundo o website, o aquário em funcionamento mais antigo do mundo.

Museus – nos jardins do Royal Pavilion, há o Brighton Museum & Art Gallery, e a cidade conta também com um museu de história natural, o Booth Museum of Natural History. Há ainda um interessante museu de brinquedos, o Brighton Toy and Model Museum.

Como ir de Londres a Brighton?

A viagem de trem tem a duração de cerca de 1 hora e há duas opções: trens a partir da estação Victoria e da estação London Bridge. Passagens de ida e volta, quando compradas com antecedência, têm preços a partir de £ 16,00. Veja os horários e preços aqui.

Veja aqui o mapa do centro de Brighton.

Fonte: Londres para Principiantes

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: