HAY-ON-WYE: A CIDADE DOS LIVROS

 

Localizada na divisa do País de Gales com o condado de Herefordshire na Inglaterra, esta cidadezinha se transforma, nas duas últimas semanas de maio, no paraíso dos bibliófilos e amantes da literatura em geral. É nesta época que acontece o Festival Literário de Hay-on-Wye, que em 2015 esteve na sua 28a edição.

Durante o festival literário, o maior do Reino Unido, a pacata cidade com menos de 2 mil habitantes recebe cerca de 150 mil visitantes, entre eles escritores de renome, críticos literários, artistas, músicos e amantes da literatura em geral. O local do evento, um grande espaço aberto nos arredores da cidade, abriga em barracas especialmente montadas para o festival, palestras, mesas redondas, oficinas, lançamentos, além de shows e performances diversas.

Dizem que esta vocação literária da cidade surgiu em 1961, quando um inglês resolveu transformar a antigo armazém do corpo de bombeiros em um enorme sebo. Ele começou receber a visita de clientes de todas as partes do Reino Unido em busca de livros usados e não levou muito tempo para que o negócio expandisse e ocupasse também uma parte do castelo da cidade em ruínas.

Outros negociantes viram a oportunidade de abrir livrarias e sebos na cidade e, em alguns anos, Hay-on-Wye se transformou na cidade dos livros. O primeiro festival literário foi realizado no final dos anos 1980 e o sucesso vem se consolidando a cada edição.

Aí acontece o chamado círculo “virtuoso”, o sucesso das livrarias atraiu o festival literário e também restaurantes, cafés, ateliês de artistas, boas pousadas, e uma infraestrutura para atender o visitante, no festival ou em qualquer época do ano.

Como a cidade fica nas margens do Parque Nacional Brecon Beacons, no País de Gales, é também um bom local para os amantes da natureza. No verão, é possível alugar caiaques para remar pelo rio Wye. Há também diversas trilhas para caminhadas, para profissionais ou amadores, como em todos os parques do Reino Unido. Brecon Beacons é ainda uma Dark-Sky Reserve, o que garante que é possível enxergar estrelas e constelações como em nenhum outro ponto do país.

Como ir de Londres a Hay-on-Wye

Hay-on-Wye fica a 250 km de Londres e não é muito fácil chegar de transporte público. A estação de trem mais próxima é Hereford, que fica a cerca de 30 km de distância de Hay. Não há trens diretos de Londres para Herford, é preciso baldear em Newport/ Cardiff, ou em Birmingham. Da estação feroviária em Hereford, há ônibus que fazem o percurso até Hay em pouco mais de 1 hora. Veja os horários aqui, ou aqui.

Fonte: Londres para Principiantes

Anúncios
Post anterior
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: