A ABERTURA DO PARLAMENTO

No ultimo dia 27, aconteceu a cerimônia de Abertura do Parlamento Inglês, uma data importante no calendário político britânico. O site Molho Inglês contou como funciona, confira:

A abertura do Parlamento Inglês marca o início formal do ano parlamentar com um discurso da rainha, e estabelece a agenda do governo para o próximo ano, propondo mudanças políticas e de legislação.

Essa é a única ocasião formal no ano em que os três elementos que constituem o governo Inglês – O monarca, a câmara dos comuns e a Câmara dos Lordes, se encontram para discutir política.

Quando acontece a Abertura do Parlamento Inglês?

Quando acontece a Abertura do Parlamento Inglês?

A Abertura Oficial do Parlamento Inglês acontece no primeiro dia útil de um novo governo em anos eleitorais, que geralmente acontecem em maio ou junho. Eleições gerais acontecem a cada 5 anos no Reino Unido, em anos múltiplos de 5.

O que acontece durante a Abertura do Parlamento Inglês

A cerimônia começa com a procissão da Rainha, que sai em uma carruagem do Palácio de Buckingham para o Palácio de Westminster, escoltada pela cavalaria e acompanhada de seus familiares.

Ao chegar no prédio do parlamento, ela usa uma entrada especial e prossegue para a Robing Room, onde ela se veste com o manto imperial e as jóias da coroa, usadas somente nessa ocasião.

Uma vez pronta, a Rainha lidera a procissão real até a Câmara dos Lordes, onde o discurso é acompanhado por cerca de 600 convidados. Ela é escoltada pelos Yeoman, que também guardam a Torre de Londres.

Um funcionário da Câmara dos Lordes conhecido como ‘Black Rod’ é enviado para a Câmara dos Comuns para convocá-los ao discurso, e têm as portas fechadas na cara dele. Essa é uma prática que representa a independência dos Comuns da monarquia.

O Black Rod precisa bater na porta três vezes antes que ela seja aberta. Logo em seguida, os membros da Câmara dos Comuns acompanham o Black Rob até a Câmara dos Lords para ouvir o discurso.

 

O discurso da Rainha

As novas propostas políticas e de legislação para o ano parlamentar que se inicia são apresentados pela Rainha em seu discurso, mas embora seja a Rainha quem lê o discurso, o mesmo é escrito pelo governo e não pelo monarca pessoalmente.

A rainha lê o discurso de um trono na Câmara dos Lordes, uma tradição que pode ser traçada até o século 16. A cerimônia no formato atual data de 1852, com a reconstrução do Palácio de Westminster após o incêndio de 1834.

Anúncios
Post seguinte
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: