OXFORD

Em três palavras: universidade, Harry Potter e Radiohead.

Obviamente que a cidade não se resume a isso, mas é impossível falar dela sem citar a renomadíssima Universidade de Oxford, os filmes de Harry Potter e a banda inglesa Radiohead, formada na cidade em 1985.

Oxford fica a 50 minutos de trem de Londres e gira em torno da universidade, dos eventos e acontecimentos ligados a ela. A Universidade de Oxford orgulha-se de ser a mais antiga do mundo em língua inglesa, com mais de 915 anos de existência. Na sua história, alguns alunos ilustres, como Bill Clinton, Tony Blair, Edmund Halley (sim, o do cometa!) e uma safra de escritores notáveis como Oscar Wilde, J. R. R. Tolkien (‘O Senhor dos Anéis’ e ‘O Hobbit’) e Lewis Carroll (‘Alice no País das Maravilhas’).

Os colleges mais atraentes são o New, o Magdalen e, claro, o Christ Church, onde fica a famosa sala de jantar de Hogwarts, que aparece diversas vezes nos filmes de Harry Potter.

Localizado no centro histórico, o prédio enorme ocupa um quarteirão inteiro – impossível não notá-lo. No topo da torre é possível ter uma vista linda da cidade universitária. Os horários de visitação às áreas internas também são restritos. É preciso atenção e um pouquinho de sorte.

A Bodleian Library, pertencente à universidade, é uma das bibliotecas mais antigas do mundo, que abriu as portas aos acadêmicos em 1602. O local também aparece em Harry Potter. Dois ambientes foram usados como locação: a sala de leitura, representando a biblioteca, e a Divinity School, uma sala construída em 1488 que serviu como a enfermaria. Estima-se que a biblioteca tenha mais de 7 milhões de itens catalogados.

O Museu Ashmolean, localizado perto da St. John’s College, na Beaumont Street, foi o primeiro museu público do mundo, inaugurado em 1683. Atualmente, permanece como um dos mais importantes museus de arte e arqueologia da Grã-Bretanha.

Em comum com a capital Londres, o clima em Oxford é quase sempre nublado e o inverno, gelado.

No centro da cidade, mais precisamente na George Street e Magdalen Street, encontram-se alguns dos bares mais populares frequentados pelos estudantes universitários. Locais diferentes e alternativos podem ser explorados no bairro boêmio Jericho. Os pubs mais tradicionais são o King’s Arms, o Turf Tavern, o White Horse e The Eagle and Child. Em relação às baladas, o Po-Na-Na Souk Bar e a Old Fire Station mandam bem em música eletrônica.

Nos restaurantes locais, fish & chips reinam, assim como a torta de carne. Mas Oxford oferece várias opções de restaurantes internacionais, incluindo os exóticos libaneses, tailandeses e indianos. Conheça também o Covered Market, um mercadão fechado criado em 1772. Hoje, é um dos locais preferidos dos estudantes para tomar café da manhã ou fazer um lanche rápido.

Com pouco mais de 134 mil habitantes, e maior que a vizinha-rival Cambridge, Oxford ainda é pequena em comparação a outras cidades inglesas. Sendo assim, revela-se uma cidade prática e agradável. Tudo é muito perto e pode-se chegar aos principais pontos de bicicleta ou de ônibus.

Quem gosta de programação cultural deve ficar atento ao calendário de espetáculos do Oxford Playhouse, do New Theater Oxford, e do aconchegante Pegasus Theater. No Sheldoniano Theatre são realizados concertos e eventos universitários, além das formaturas dos alunos. Outro destaque é o calendário da cidade, que inclui eventos como a Festa Literária, o Festival de Jazz e o Festival de Música de Câmara.

Fonte: Descubra o Mundo

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: