TRANSPORTE EM LONDRES

Transportes em Londres

Para tornar sua viagem mais confortável, vão aqui algumas dicas da THIS WAY de qual a melhor maneira de circular em Londres!

Metrô (Tube)

O transporte público em Londres é relativamente simples. O que você precisa manter em mente é para onde está indo. O metrô, ou “tube” como eles chamam lá, é dividido em zonas. Portanto verifique sempre a zona onde você está e para qual está indo. Nas próprias estações você encontra folhetos com o mapa de todas as estações e as zonas a qual elas pertencem. Com isso em mente planejar sua jornada fica muito mais fácil.

Em primeiro lugar, você precisa saber que tipo de bilhete comprar, existem os bilhetes de uma jornada (“singles”), os de ida e volta (“return”), os passes de um dia (“one day travel card”), os passes semanais (“weekly travel card”) e mensais (“monthly travel card”). Os travel cards comprados para o metrô, servem também para ônibus e trens, com os travel cards você pode se utilizar do transporte público até as 4:30 da manhã do dia seguinte ao da validade. Não se esqueça que se você for utilizar o metrô ao menos duas vezes no mesmo dia, vale a pena verificar os valores do daily travel card.

O metrô funciona de segunda a sábado, a partir das 5h30; no domingo, a partir das 7h. Os trens param em horários diferentes, dependendo da linha, mas a maioria roda até meia-noite, durante a semana, e até 23h30, aos domingos.

Lembre-se: nas escadas rolantes da estação, mantenha a direita se não quiser andar, pois o lado esquerdo é utilizado por quem está com pressa.

Na hora de continuar sua jornada depois que sair do metrô, existem mapas de ruas e ônibus das imediações da estação dentro da mesma. Mas o ideal é que você compre um guia com todas as ruas assim que chegar, isso facilita muito chegar aos lugares, o guia mais conhecido é o “London A-Z”.

Ônibus

O sistema de ônibus também não deixa muito a desejar, mas demora um pouquinho mais, porem é mais agradável porque você pode ver a cidade do alto do double decker (o ônibus de dois andares). Dá pra chegar a qualquer lugar através dos ônibus. Se for pegar mais de dois ônibus num mesmo dia, vale a pena comprar um “buss pass”, que são encontrados nos mesmos formatos dos “travel cards”. Em alguns bairros, os passes de ônibus são encontrados nas lojinhas de “off licence”, já em outros e no centro, no próprio ponto existe uma máquina, nesses pontos, mesmo que for fazer uma viagem simples, você tem que comprar sua passagem nessa máquina antes de embarcar no ônibus, mas nelas só se encontra os passes simples ou o buss pass de um dia.

No final da noite, as linhas regulares param e a única alternativa são os night buses, que rodam de meia-noite às 6h da manhã.

Travel Card ( Oyster )

Para os passes semanais, mensais e de estudante, você precisa se cadastrar no Oyster Card, para tal existem formulários de cadastro nas estações (é importante lembrar que para fazer a carteirinha de estudante você precisa de uma foto).

O Travelcard, passe que é válido para metrô e ônibus, dentro das zonas que você escolher. Há Travelcard para um dia (One Day), Fim de semana (Weekend) e Semanal (One-Week).

O Oyster Card não é inserido na máquina como um passe comum, ele funciona através de um sistema de leitura óptica, portanto não se esqueça que você deve tocar seu cartão quando entra e quando sai da estação, mesmo se os portões estiverem abertos, senão o valor retirado do seu Oyster Card será o valor mais caro para aquela estação.
Links importantes:

www.londontransport.co.uk

Anúncios
Post anterior
Post seguinte
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: