O QUE FAZER DE GRAÇA EM LONDRES

Londres é uma das cidades mais caras do mundo, certo? Talvez, eu diria. Mas, com certeza, também é das poucas cidades do mundo que oferecem tantas atrações por conta do contribuinte. É, são totalmente grátis. Abaixo, segue uma lista que o site “Londres Para Principiantes” fez:

1. Museus: você pode conhecer o acervo permanente dos grandes museus da cidade – Museu Britânico, Museu de História Natural, Victoria & Albert, Museu da Ciência, Museu de Londres –  sem pagar um centavo sequer! E para quem já foi a todos esses, que tal conhecer o Geffrye Museum, no lado leste da cidade, para dar uma espiada no interior das casas da classe média inglesa de 1600 aos tempos modernos? Também tem custo zero.

2. Galerias: obras de artes em exposição para todos os tipos de gosto, dos clássicos aos contemporâneos, passando pela arte inglesa deste início de século. É só escolher: Tate Modern ou Tate Britain, à beira do Tâmisa; National Gallery e National Portrait Gallery, na Trafalgar Square. Como alternativa, duas galerias menores, mas não menos impressionantes: a Wallace Collection, que fica pertinho da Oxford St. e a galeria de arte inglesa contemporânea, Saatchi Gallery, que recentemente aderiu à política de não cobrar ingresso.

3. Passeios a pé: Londres é uma cidade plana, e a melhor forma de conhecer seus segredos é andar pelas ruas e praças. Você pode seguir um roteiro pré-estabelecido, ou simplesmente flanar pelos cantos da cidade. Vá ao Southbank, por exemplo, a margem sul do Tâmisa, na região onde fica o London Eye, e você terá oportunidade de ver e fotografar vários cartões postais da cidade: o palácio de Westminster, o Big Ben, o London Eye, a Tate Modern, o teatro de Shakespeare, a Catedral de St. Paul, a Torre de Londres, a Tower Bridge e muito mais (a entrada, no entanto, é paga).  Outros pontos turísticos famosos da cidade, como Piccadilly Circus, Trafalgar Square, Covent Garden e Leicester Square não cobram ingresso!

4. Parques: um picnic no parque, ou mesmo uma parada estratégica em um dia de sol é um programa delicioso. E o melhor é que os parques ficam na área central da cidade. Meu favorito entre os chamados parques reais é o Regent’s Park, especialmente na primavera, mas todos são lindos e em cada estação com seu charme: o St James’s Park, com a vista para o palácio de Buckingham, a Serpentine no Hyde Park, Kensington Gardens…Quer conhecer um parque mais afastado? Vá a Hampstead Heath, na charmosa região de Hampstead, no norte de Londres, ou ao Richmond Park no sudoeste da cidade.

5. Mercados: Londres é famosa por seus mercados de rua: Portobello Road, para antiguidades e bric-a-brac, Camdem Market para ver gente e coisas “excêntricas”, o Spitafields Market e tantos outros. Também vale uma visita ao mercado onde se vende comida de todos os tipos: o adorável Borough Market e, por que não, ao mercado das flores de Columbia Road aos domingos.

6. Troca da guarda: depois de ter ido, você pode achar que foi programa de índio, mas ir a Londres e não se acotovelar em frente ao Palácio de Buckingham para ver a troca da guarda, não é uma experiência completa!  Outra cerimônia parecida, mas que pouca gente conhece, é a cerimônia de trancamento da Torre de Londres, a Ceremony of the Keys. Acontece todas as noites e para presenciá-la é preciso requisitar ingressos com bastante antecedência. Mas é totalmente free.

7. Westminster Abbey e St Paul’s Cathedral:  a visita ao interior dessas monumentais igrejas é cobrada, mas você pode participar da Evensong, missa cantada pelo coro da igreja, sem ter de pagar nada. Essa missa especial acontece, durante a semana, às 17:00, e, para quem aprecia  música sacra, vale pelo concerto e pelo local. Consulte os sites (aqui e aqui) para confirmar o horário nos finais de semana.

Eu mal posso esperar para conhecer todos esses lugares! Em breve faço um post com as atrações pagas.

Anúncios
Post seguinte
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: